Image Map

10 outubro 2013

Fazendo diferente no Instagram

As pessoas estão cada vez mais usando o Instagram, pela praticidade e facilidade de operar o aplicativo. Existem vários filtros que podem dar um toque a mais numa foto, não é necessário ter conhecimentos de nenhum software de edição de imagens, (muito embora, algumas noções sempre sejam úteis), e também é um aplicativo em que você precisa só de um telefone e uma conexão à internet. Ou seja, não é preciso muita coisa para se criar uma conta e postar as suas fotos.

Kevin Systrom, gerente do Instagram coloca alguns dos números superlativos de sua empresa:

Quando o Facebook comprou o Instagram, o serviço tinha 20 milhões de usuários. Agora são 130 milhões de usuários ativos por mês.

Systrom diz que as fotos do Instagram recebem cerca de um bilhão de likes por dia. São compartilhadas 16 bilhões de fotos desde que o serviço começou, em outubro de 2010.

A grande maioria das pessoas costuma postar fotos do cotidiano, aproveitam para dar uma conferida no espelho, pra ver se aquela roupa nova ficou boa, postam fotos de seus animaizinhos de estimação, de si mesmas em close. 

Ok. Beleza, cada um faz o que mais lhe agrada. Mas há muitas outras possibilidades que podem ser exploradas com o Instagram:

Num passeio de férias, você pode explorar os lugares onde você vai, aproveitando vistas da natureza:

Parque Ruber van der Linden - Garanhuns, Pernambuco

Ou pode construir imagens de locais com seus detalhes arquitetônicos, explorando curvas, cores:


Igreja de Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro - Garanhuns, Pernambuco





Se você não está de férias, ou está, mas não pode viajar e visitar lugares diferentes, um prédio na sua cidade, as formas da rua, também podem servir para você criar imagens diferentes no Instagram:




O aplicativo também pode ser usado para denúncias. Pela própria facilidade que foi colocada no início, você pode apontar a lente para algum local que esteja precisando ser melhorado. Em todas as cidades há coisas que requerem melhorias, há o descaso do poder público e você pode usar o seu Instagram para registrar isto:




Até mesmo transmitir mensagens e questionamentos, como nessa foto de livros, tirada dentro de casa:

foto tirada em junho de 2013, em plena efervescência das manifestações de rua pelo país



Então gente! é possível quebrar a rotina do Instagram, seja em locais diferentes ou no cotidiano mesmo. É só apontar a câmera do seu telefone e soltar a imaginação.


fotos do autor

7 comentários:

  1. Verdade, mais legal postar foto da natureza - amei a primeira foto *-* - do que de uma comida. Sério, tem gente que tem titica de galinha na cabeça e só posta coisas inuteis! rsrs

    http://o-doce-mundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, com as duas. Primeiro, o negócio tá lá gratuito e, não sendo para agredir nem constranger ninguém, todos tem total liberdade pra botar, por exemplo, o pratão do almoço do domingo ou se uma nova camiseta ficou legal (eu mesmo já fiz isso) Mas tb, poderia ser um espaço melhor aproveitado nesse aspecto, de comunicar, de passar ideias. Claro que isso é subjetivo. Mas seria mais um espaço pra se interpretar a realidade. Um pouco de mundo.

      Excluir
  2. Concordo com a Laura, todos podem, claro, fazer o que quiser com o instagran, mas ficaria muito mais interessante se as pessoas tirassem fotos desse tipo. :)

    ResponderExcluir
  3. Bem legal essa sua ideia, Leonardo! Bem melhor diferenciar um pouco na hora do 'clic'. Eu adoro ver essas fotos diferentes e criativas. Enfim, amo fotografar. Meu instagram é minha vida EHUEHUEHU' se quiser ver é: @isaloy. Ah, estou seguindo vocês. Adorei o conteúdo do blog e esse lay mega fofo. Parabéns pra vocês, haha. <3
    Com muito carinho, Isa
    sonhosde-primavera.com

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Laura e Ina melhor quando posta fotos mas interessantes. Adorei o poste.
    Beijos http://arquivodeletado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro as fotos diferentes que os usuários postam no Instagram, deixa o aplicativo - e a timeline das pessoas - muito melhores. Sempre que me deparo com algo diferente ou simplesmente que chamaria a atenção, clico e posto. Só se for realmente interessar às outras pessoas, ou algo que seja bacana para mim - afinal, a conta é minha e eu posto o que quiser também, né? rsrs. Mas também sou a favor de um Instagram mais criativo e oportunidades do dia a dia é o que não falta! :D
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por terem gostado do post, pessoal!
      É mais ou menos o que eu já tinha colocado anteriormente. Em que pese a pessoa poder postar aquilo que quiser e o pensamento de "acrescentar algo" seja subjetivo, realmente tem aqueles que colocam coisas muito interessantes, que até mesmo provocam a reflexão, agradam o olhar pela estética diferente. Enfim, que fazer diferente no Instagram. É claro que tanto no Insta como em qualquer outra rede social, sempre vai haver gente diferente que procura quebrar a rotina e até se destaca por isso.
      Então, por que não tentar criar, tentar extrair uma imagem diferente de um close do rosto quando se acorda ou o prato de comida do almoço do domingão?
      Há espaço pra tudo na Net, mas nesse post, longe de querer colocar as minhas fotos como exemplo de criatividade, eu quis chamar a atenção pra isso, ou seja, que é possível fazer algo diferente. E no Insta há a vantagem de vc não precisar ajustar foco, tempo de abertura do diafragma da câmera (o tempo em que a lente fica aberta para receber a luz proveniente da imagem). É super simples!

      Excluir

- Comente sobre a publicação.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.
- É permitido deixar o link de seus blogs ou sites.
- Visitas a outros blogs serão feitas, quando possível, não insista.

Obrigada,volte sempre!

imagem-logo