Image Map

31 outubro 2013

Os desafios da mobilidade urbana


                       Não deixem de assistir o vídeo acima é bem legal
Quando falamos de mobilidade urbana não tem quem escape, sejam motoristas ou pedestres todos estão incluídos nesse tema, que anda causando muitas manifestações, como o caso do Movimento Passe Livre. Hoje, vemos estampado em outdoors e propagandas televisionadas, falando sobre mobilidade urbana sustentável. Mas, afinal o que é isso?

Percebemos no nosso cotidiano que existem mais carros nas ruas, poucos ônibus, o que gera um mega congestionamento nos horários de pico, onde as pessoas estão indo ou voltando do trabalho. No caso, a ideia é liberar esse congestionamento, estimulando o uso de transportes coletivos e de qualidade, tanto para o homem, quanto para o meio ambiente, mas também não podemos esquecer os preços, que devem ser acessíveis, pois do que adianta ter um ma-ra-vi-lho-so sistema de transporte coletivo e não poder pagar por ele?

Para que isso se torne realidade, segundo o site Mobilize, serão implantados:

Sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos (VLTs), ônibus "limpos", com integração a ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade. E soluções inovadoras, como os teleféricos de Medellin (Colômbia), ou sistemas de bicicletas públicas, como os implantados em Copenhague, Paris, Barcelona, Bogotá, Boston e várias outras cidades mundiais. Por fim, a mobilidade urbana também demanda calçadas confortáveis, niveladas, sem buracos e obstáculos, porque um terço das viagens realizadas nas cidades brasileiras é feita a pé ou em cadeiras de rodas.

piso podotátil auxilia a caminhada das pessoas

Sinceramente, acredito que os planos são bons e espero que deem certo e não fiquem isolados apenas nos centros das cidades. Pois, a população já enfrenta problemas demais, antigamente, o trabalho e/ou estudo causavam algumas dores de cabeça, hoje, ir e voltar do trabalho e/ou escola  causa dores de cabeça até maiores, o que acaba prejudicando a produtividade das pessoas.

Então, amigos leitores, o que acham sobre o sistema que querem implantar? Não deixe de comentar. Saiba mais acessando o site Mobilize.

6 comentários:

  1. Muito bom esse post Ina!

    Realmente é um desafio enfrentar um transito infernal, eu uso moto... e o caminho de volta pra casa é um sofrimento, juro que penso sempre que um acidente vai acontecer, mas graças a Deus chego sã e salva em casa!

    Seria maravilhoso se esse sistema fosse implantado, um ponto a mais pra toda população voltar do trabalho mais em paz!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala Simone, a gente que pensa em comprar um carro ou uma moto pensamos que vai melhorar, reduzindo nosso tempo, mas acabamos ficando mais stressados, tbém espero que isso dê certo para toda a população.

      Excluir
  2. Adorei oo post. Graças a Deus na minha cidade nao temos muita dificultade. Por ser um lugar pequeno tem pouquissimo transito. Mais seria ótimo se este sistema fosse implantado em cidades.
    Beijos | do-seu-jeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aqui, Recife/Olinda é bem menor do que RJ e SP, mas não é por isso que a situação é mais confortável. Muito pelo contrário, as distâncias são menores mas são percorridas de modo extremamente incômodo, pra não dizer perigoso. Calçadas danificadas que prejudicam muito a passagem de pedestres que podem se locomover "normalmente", pense então na situação dos que não o podem, como os cadeirantes e os demais deficientes??
    Não há planejamento urbano e a especulação imobiliária sempre tem poder suficiente para piorar ainda mais a situação, a partir do momento em que constroem arranha-céus nas avenidas, impedindo a circulação normal dos ventos, gerando mais calor, aquela sensação de que o tempo está abafado.
    Mandar derrubar tudo? Não! As empresas nos arranha céus tb geram empregos, oportunidades de trabalho e renda. Mas as coisas não estão sendo feitas de modo a priorizar o cidadão e isto está errado.

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, tudo bem? Melhorar o atual sistema de transportes é mais do que preciso!
    Mas é como você disse, tem que melhorar a cidade como um todo e não apenas regiões específicas.. O brasileiro já sofre muito, agora sofrer para chegar da escola/trabalho, já é demais!

    Adorei o post!

    Estou seguindo e pretendo voltar sempre!
    Beijos,
    Gabriela - Leitora Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela, tudo bem sim! Obrigada por seguir, breve farei uma visita e conhecerei seu espaço ><
      E quanto a sua opinião sobre a postagem, ela está certíssima, todos nós cidadãos brasileiros sofremos demais com o trânsito.

      Excluir

- Comente sobre a publicação.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.
- É permitido deixar o link de seus blogs ou sites.
- Visitas a outros blogs serão feitas, quando possível, não insista.

Obrigada,volte sempre!

imagem-logo