Image Map

28 outubro 2013

Você sabe tratar um blogueiro?


Olá, leitores! Se você está lendo essa postagem, acredito que o título deve ter chamado sua atenção _ que bom! De fato, hoje, tenho encontrado em vários blogs alguns posts, que relatam coisas que gostam e que não gostam, ou problemas na blog esfera, mas após ler e reler e passar por uma situação desafiadora cheguei a conclusão, que tudo poderia ser resolvido com educação.Para ser enxuta vou destacar algumas coisas, que vejo acontecendo entre blogs, que ao meu ver _ opinião minha_  são coisas que, na verdade, fazem parte de um único conjunto que é o tratamento errado que se dá ao outro blog. Vamos lá?

Todos sabemos, que se você decide criar um blog, você precisa atrair os leitores e fazer com que eles fiquem, mas como fazer isso, se aquele leitor muitas vezes só vai seguir seu blog se você segui-lo antes? É o temível: Segue? Sigo de volta!E as vezes acontece pior, a pessoa escreve: Segue e me avisa, que eu sigo de volta!

Não Ina, você não escreveu isso. Escreveu? Sim, escrevi. Quem nunca leu isso considere-se sortudo. Não estou dizendo que você não tem que pedir para que sigam seu blog, só estou dizendo que você deve ser mais cordial, afinal, quer um leitor ou um número a mais no gadget de seguidores? Ao invés de pedir para seguir, deixe seu link, faça um convite, não dê uma ordem.

Além disso, gerenciar um blog dá trabalho demais, daí você pensa: acho que vou fazer uma equipe. Mas, pera lá! Você sabe cuidar de uma equipe ou está pronto para fazer parte de uma?São duas coisas diferentes, mas muito importantes, se você dá espaço para que uma pessoa escreva no seu blog ou entra para um, deve estar ciente de coisas do tipo: Compromisso, responsabilidade, organização, originalidade, saber ouvir, saber a hora de falar e como falar. Você não precisa ser um blogueiros muito experiente para saber dessas coisas.

Para não ficar muito maçante só na leitura, fiz um esquema ilustrado, sobre tipos de blogueiros e seu comportamento, a imagem é uma adaptação da ilustração da fan page Zero a Esquerda.




Então, pessoal, fiquem atentos como você trata o outro blogueiro , não queime seu filme por motivos bestas, e, principalmente, se quer ter colaboradores saiba como essa pessoa trabalha e explique muito bem o que você espera dela e as normas (se tiver), ou se vai colaborar com alguém saiba que o blog não é seu, sua opinião é importante, mas você deve respeitar o que o autor te passa e/ou decide.

Gostou do post? Sim? Não? Comente ><

30 comentários:

  1. Gostei, eu realmente vim aqui porque o título me chamou a atenção. Eu sempre leio os posts referentes a esse assunto.

    http://my-little-candy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, as pessoas realmente esquecem que o respeito deve acontecer na internet também,eu não tenho problema nenhum em seguir,comentar e até mesmo elogiar um blog sem compromisso,acredito que gentileza gera gentileza. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Hadassa, gentileza gera gentileza! APOIADA

      Excluir
  3. Oii, tudo bem ?
    Amei o post, sinceramente concordo com você, existem muitos blogueiros mal educados.
    Aaaah e parabéns pelo blog viu ?!
    Big Beijok's ♥

    http://blog-de-uma-adolescent.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francielen, tudo bem sim!
      Acho legal saber de pessoas q compartilhem o mesmo pensamento. Obg pelo elogio também.

      Excluir
  4. Sim! E concordei com várias coisas. Ina, você ainda faz isso?

    http://o-doce-mundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Até que voce tem razão ,mas as vezes é força do hábito,a gente as vezes quer ser educada demais e acaba sendo taxada de chata ,mas a educação tem que imperar
    beijos,será que deixar o endereço do blog ainda pode ?rsrs
    http://fashionvinteum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aqui no UPDM vc pode deixar seu link com certeza, se não como poderei retribuir? o.o
    bjussss

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, Ina.
    É minha primeira visita aqui, e adorei seu blog, ótimos conteúdos. Este post especialmente é incrível, pois realmente é tudo uma questão de educação. Penso exatamente como você!

    Beijos,

    cupcakeneerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. fico feliz que vc tenha compreendido minha opinião :)

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post Ina, o título me chamou pastou atenção mesmo haha
    Acredito que eu sou uma blogueira educada, apesar de as vezes não ter tempo para visitar blogs, busco sempre dar a maior atenção possível para os meus leitores!
    Parabéns pelo lindo blog e o ótimo post.
    Dica: tira a verificação de texto para facilitar os comentários ...
    Beijinhos
    http://meninadepalavra.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado!
      Opa! obg pela super dica, já já resolverei isso. bju

      Excluir
  10. Acho que esse lance que blog da dinheiro subiu na cabeça de muita gente, sério mesmo, aí fazem por cima, só sabem criticar e realmente, esses não cresceram nunca. Um blogueiro que faz por amor, é essencial o contato com os leitores, ser educado e prestativo! São as coisas que eu mais gosto e admiro em outros blogueiros :)

    http://www.lauraguernett.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso igualmente, Laura, tem muito gente entrando na blog esfera só para ganhar dinheiro, isso é possível? Sim é, mas ser a causa ao invés de consequência, acho que estão forçando muito.

      Excluir
  11. Muito bom o post, acho que muitos blogueiros precisavam ler isso para ver se cai a ficha.
    Eu amo e detesto a blogosfera, pode isso? rs Amo todos os amigos que ela me proporcionou e toda a experiência que adquiri com o tempo, mas detesto os dramas, as panelinhas e todo o resto maléfico que ela engloba.
    Sinceramente, em 3 anos de blogueira aprendi que tem gente que se acha a última bolacha do pacote. Eu por exemplo, só visito blog de quem visita o meu tb. Já cansei de ser visitante e comentarista de blogs que o(a) dono(a) nem te dá um oi. E conheço pessoas que já eram assim há 3 anos atrás e que continuem do mesmo jeito, ou seja, não é coisa de momento.
    Gosto de visitar blogs novos tb, que não conheço.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kel, tem muita gente meeesmo pensando que é a ultima bolacha do pacote! Mas vamos ver até onde isso vai, o bom é saber que muitos blogueiros estão se tocando a respeito dessas coisas feias que fazem.

      Excluir
  12. Muito bom o post. Confesso que hoje estou meio perdido com isso de como agir com o blog e blogueiros. Já tive um outro blog faz muito tempo, tinha uma boa quantidade de acessos e um conteúdo bem frequente, mas poucos comentários. Era meio frustrante, as pessoas só chamavam para participar de um projeto que eu tinha dentro do blog, onde divulgava bandas independentes e tudo mais. Agora estou mudando um pouco o rumo, mas vou tentar tomar cuidado para não ser a versão chata e enchedora de saco de blogueiro. xD Abração e continue com seus ótimos posts, pelo pouco que pude ver você é muito boa.

    http://pensaleocadio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Achei super legal o post e sim, concordo com tudo que disse.
    Ao meu ver, pra ter um blog legal e consequentemente ser legal com seus leitores, tem que a ver amor no que se faz. Porque cara, na boa, se tu não gosta do que faz, pra que fazer?
    Mesmo que no final, só almeje o sucesso, tem de a ver amor pra que alguma coisa dê certo. E não só no blog, mas na vida em geral. E com esse amor, nascerá coisas boas para o blog e nunca sentirá a necessidade de "maltratar" algum ou entrar em um blog pra simplesmente pedi que siga o seu.

    Beijos,
    posrealidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Pois é, deve-se sempre fazer um bom trabalho, né?!! E o melhor que puder!! :D
    http://saltoaltodamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá flor! Adorei o post >< Ufa ainda bem que eu sou uma Blogueira do Bem rs!
    Affz ninguém merece os Blogueiros "se seguir me avisa sigo de volta" ou os " seguindo retribua:" eu tipo que ingnoro essas pessoas, tem gente que não aprende nunca !
    Beijos flor!

    O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
  16. Seu post está se espalhando na blogosfera *-* É a terceira vez que acabo entrando nele e só tinha lido por cima, consegui terminar de ler hoje e tive que comentar. É incrível como falta bom senso atualmente né?
    Beijos
    Paty
    www.entendademoda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paty! Que bom que leu o post completamente e fico feliz em saber que o post está se espalhando por aí também. Obg por comentar!

      Excluir
  17. Gostei muito, agora sei como identificar cada blogueiro.
    Beijos :)
    Blog Nega da Foto
    Fan Page Nega da Foto

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post!
    É um saco esse negocio de segue que eu te sigo, comenta que eu comento ¬¬'
    Eu gosto muito de vistar blogs novos, mas não comento se não é algo que eu curto ou acho interessante, não dou minha opinião se não é algo que não entendo.
    Quando visito um blog eu sempre olho outras postagens, não fico só no 1º post da 1ª página, porque cada post é uma história e as vezes aquele primeiro não me agrada!
    Acho sim, que é tudo uma questão de educação, hoje em dia tudo é questão de educação infelizmente :/
    Beijos!
    http://meroodetalhe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Disse tudo.
    Eu já tive inúmeros blogs, desde os 12 anos, mas, comecei a me dedicar mesmo, agora que voltei para o mundo blogueiro.
    Tomei um susto logo de cara, porque estava tudo tão diferente. Tive que me adaptar e na hora de divulgar o blog, frustração... Os famosos "seguindo, retribui: nome do blog" e o pior foi quando, educadamente, pedi para uma blogueira me passar o link do blog dela, ela me passou a pag, ai, eu entrei e tentei entrar no blog, bloqueado. Ai, disse a ela que estava bloqueado e que gostaria de dar uma olhada no blog dela. Ela disse: não precisa ver meu blog, é só curtir a pag.
    Oi? Pra que serve uma fan page? Não é para divulgar um blog? -.- Frustrante, respostas assim...
    Que bom que esse mundo não está perdido. Fico feliz quando encontro blogs como o seu. Bonito, com conteúdo que não é apenas "qual esmalte/vestido que usarei hoje"... (Não que eu tenha algo contra blogs de moda e beleza, apenas não vejo muito sentido e não é a minha praia.)
    A propósito, gostei muito do design do blog, das postagens populares por porcentagem (como você fez isso? XD)...
    Beijinhos!

    Lara Torres - www.araposabranca.com

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante do post. Eu gosto de visitar blogs e dar minha opinião a respeito do assunto e deixo o link do meu blog, se a blogueira gostou do eu falei ela vai clicar no link e conhecer o meu por vontade própria. Bem melhor quando isso acontece.
    E também sempre respondo aos comentários/email, mesmo que a pessoas as vezes nem volte para ver minha resposta, mas fico feliz por responder mesmo assim.

    Tudo Que Motiva

    ResponderExcluir
  21. Esse "me segue?" e "me segue que eu sigo de volta!" são uma praga e um enorme tiro pela culatra, porque podem gerar números de seguidores, mas não geram interação. E nem quero dizer comentários, porque nem sempre a pessoa que leu o post acaba comentando, mas a pessoa te segue, você segue de volta, o número de seguidores fica +1, mas os acessos ao blog continuam na mesma. Equipe eu nunca considerei colocar porque por mais que isso fosse ajudar a ter mais posts, sou muito controladora com o conteúdo do meu blog, então não ia dar muito certo.

    É muito melhor quando a interação é feita de forma espontânea <3

    ResponderExcluir
  22. Amei, super concordo. *-* que blog maravilhoso, parabéns! amei os temas das postagem, principalmente quando a postagem refere aos livros da Paula Pimenta <3 sou hiper apaixonada por ela hahaha, beijooos ;*

    http://meu-diarioaberto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- Comente sobre a publicação.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.
- É permitido deixar o link de seus blogs ou sites.
- Visitas a outros blogs serão feitas, quando possível, não insista.

Obrigada,volte sempre!

imagem-logo