Image Map

21 novembro 2013

Jogos Vorazes em Chamas e a realidade





Hey, leitores! Antes de tudo preciso falar que estou em semana de provas da faculdade e por isso não tenho respondido ou visitado os links nos comentários, nem ando divulgando muito, afinal, não posso dar bobeira. Mas, enfim consegui um tempinho( eeeh!). Vamos de post?

Dia 15 de novembro estreou o filme Jogos Vorazes: em chamas, o segundo da trilogia. Eu não podia ficar de fora, já que assisti o primeiro e curti demais, hoje, o post é sobre esse surpreendente filme e sua relação com nossa realidade ( PS: isso aqui não é propaganda para que você assista o filme)


 A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.Fonte: Adoro cinema


Primeiramente, temos que analisar que o conteúdo da história, embora esteja voltado ao público adolescente, é baseado nos conflitos político-sociais, isso mesmo. Eles usam os “jogos” para prenderem a atenção das pessoas, que vivem em péssimas condições, essa é uma política antiga chamada Política do Pão e Circo, não sabe o que é isso?Explicando melhor... Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.- Retirado do site:Sua Pesquisa.



Está surpreso? É mas ainda fazem isso hoje, onde? Dois exemplos muito fáceis: jogos de futebol e carnaval. Muitos cidadãos sabem dos problemas que enfrentam todos os dias e sabem o poder que tem juntos, mas ficam inertes, isso porque lhes são ofertados coisas pequenas que os distraem. Assistir a esse filme é se sentir provocado, _ ele mexe contigo_, definitivamente, uma chama se ascende dentro de você, os sensíveis choram e os mais explosivos sentem raiva _ eu sei é um filme_, mas um filme que reflete situações extremas, no qual um povo paga por uma Ordem e Progresso que só serve às elites da capital, e o pior, pagam com sangue, sangue de seus filhos.  Isso te relembrou alguma coisa?

Bem... Acho que eu poderia ficar aqui falando e falando sobre esse filme, mas o post ia ficar muito longo, né? Então, assistiu o filme ou leu o livro, deixe sua opinião nos comentários.

10 comentários:

  1. eu ainda não fiz nenhum dos dois, mas pelos comentários que vejo parece serem ótimos ♥
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    PARTICIPE DO SORTEIO NO BLOG E CONCORRA A GANHAR UM LINDO VESTIDO
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já li e assisti o primeiro filme, e como é bom ler post como esses mostrando a realidade. É isso que eu sinto também,na verdade a política do pão e circo se faz presente em muitas coisas,principalmente e reality shows como BBB. Adorei,parabéns!.

    ResponderExcluir
  3. Vim apenas o primeiro filme e adorei, querendo ver o segundo. Nunca tinha olhando para esse lado que reflete os conflitos político-sociais, gostei de ser levada a refletir sobre isso. Adorei você foi bem clara e objetiva...
    É as pessoas se distrai com pequenas coisas, deve ser por isso que nunca gostei de carnaval e futebol.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu já li os dois primeiros livros e assisti só JV, estou louca para ver em chamas. Gostei do post.
    blogjulietanoavesso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu to no aguardo para ver este tão falado segundo filme da saga ,pois achei o primeior ótimo ,vamos se tá seguindo o primeiro ou se está até memo melhor.
    beijos

    http://fashionvinteum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É surpreendente pode acreditar ;)

      Excluir
  6. Sempre identifiquei muito a política da capital com a do nosso Brasil, semelhança absurda né? Talvez isso sirva pra abrir os olhos de algumas pessoas... Futebol e carnaval é bom e tudo mais, mas na hora certa. Quer uma dica? Leia os livros, sério, é uma trilogia que eu indico pra todo mundo, uma das minhas preferidas, nos livros eles entram em muito mais detalhes sobre a politica da capital do que no filme, e vai te ajudar a entender algumas coisas que se passam. Beijão amora, adorei conhecer seu blog, um dos mais legais que eu já vi, seguindo sz
    http://bombademorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu vi o primeiro filme essa semana no HBO e menina, eu me apaixonei, vi 2 vezes seguidas!
    Quase chorei com a morte daquela menina e sem contar o romance lindo né?
    Agora estou ansiosa pela segunda parte, deve ser perfeito, assim como o primeiro foi! ^^
    Beijos minha linda. ♥

    ResponderExcluir
  8. Jesus!! Que medo! Bem semelhante mesmo!
    Seguindo e comentando!
    Retribui?
    overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/resenha-escalada-de-eva-as-duas-faces.html
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde, já já farei uma visita!
      Beijos

      Excluir

- Comente sobre a publicação.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.
- É permitido deixar o link de seus blogs ou sites.
- Visitas a outros blogs serão feitas, quando possível, não insista.

Obrigada,volte sempre!

imagem-logo