Image Map

05 dezembro 2013

Aprenda a fazer suas escolhas [Tutorial]



Dezembro chegou (Não me diga, Ina…)! E o que mais acontece nesse mês aqui no Brasil? A maioria vai às compras, seja para a santa ceia ou para os presentes, as listas vão crescendo e as ruas ficando repletas de pessoas que deixaram para ultima hora (Quem nunca?). Hoje, o post é um tutorial sobre decisões, aprendi na faculdade que na hora de fazer uma escolha pode-se seguir 4 etapas e por ser muito útil vim compartilhar com você, leitor.

O que eu vou ensinar, pode ser aplicado a qualquer produto que queira comprar ou até mesmo situações que não envolvam compras, mas tenham comparações.

1° O momento das opções
Você sabe que seus recursos (Dinheiro, espaço, tempo…) são poucos por isso quando for fazer a lista, leve em conta quanto pode gastar.

2° O real custo de um produto
Muitas pessoas pensam que o valor de um produto é valor que está na  etiqueta. Mas, na verdade, é o valor daquilo que você teve que abrir mão, ou seja, é um valor além do financeiro. Por isso, quando decidir entre as opções ou ir diminuindo a lista, faça sem remoço, valerá  a pena.

3° Benefícios superiores
A lista está ficando menor, vamos diminuir mais? Essa parte dos benefícios é muito simples, avalie o produto, fazendo essa pergunta: Os beneficios desse produto superam os gastos? Aqui os gastos são com relação a quanto pagou e pagará também. Pois, se comprar um computador, por exemplo, ainda irá gastar com energia elétrica e a conta da internet.

4° Estímulos
Chegamos ao final. Aqui, infelizmente, você pode ser tentado a mudar todas as suas ideias, isso porque os estímulos são as propostas que irão te oferecer, diretamente ou indiretamente, para comprar algo. Exemplo: Desconto. Por isso, só os aceite se forem compensar mesmo, caso contrário, diga não.

O tutorial foi curtinho, mas acho que está bem explicado, não faça a besteira de ir no impulso durante as compras e já começar o ano novo com dívidas _brasileiro é craque nisso. Gostou do post? Não deixe de comentar.

5 comentários:

  1. Dicas ótimas, e são coisas que nunca paramos pra pensar na hora da compra hehe.bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg, flor!
      Agora você está atenta, bju!

      Excluir
  2. Realmente... quem não se individa em Dezembro? As dicas são super importantes, e tbém devemos sempre lambrar de fazer compras consciente. Adorei o post Ina.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas! :D
    beijos, Luiane.

    ResponderExcluir
  4. Aprovadíssima! Essas dicas são fundamental, ajuda bastante. São simples mais difícil de por em praticar, mas fazendo olhando para o resultado final acaba pegando o jeito e fazendo elas diariamente.

    ResponderExcluir

- Comente sobre a publicação.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.
- É permitido deixar o link de seus blogs ou sites.
- Visitas a outros blogs serão feitas, quando possível, não insista.

Obrigada,volte sempre!

imagem-logo