Image Map

27 janeiro 2014

Faltou luz, e agora?



Hey, people! O calor está matando ainda? Calma, calma, só vai durar até... Ah, esquece moramos no Brasil, com sorte no inverno melhora. Falando ainda um pouco mais sobre o verão, percebemos que ocorrem situações muito comuns nessa época, como os blackouts ou até quedas de pouco tempo.

Mais uma vez fazendo minhas pesquisas no famoso Deus que responde: The Google, notei que as informações são relativamente as mesmas, não importa o ano, basta ocorrer o aumento do calor, que aumenta o consumo de energia elétrica causado pelo uso de aparelhos eletrodomésticos como o ar condicionado _ isso para quem pode_ e o ventilador.

Mas, Ina, eu moro numa área muito quente, posso fazer o que, derreter?

De forma alguma eu poderia culpar as pessoas por sentirem calor e tentar se refrescar, não é? Mas, existe uma solução parcial para este problema.

  1.     Antes de comprar um aparelho peça informações sobre seu consumo de energia elétrica

Segundo o site Abril aparelhos como ar condicionado, lâmpadas, máquinas de lavar, geladeira e chuveiros elétricos são responsáveis por 2 a 5%, 15 a 25%, 25 a 30% e 25 a 35 %, respectivamente, no que diz respeito ao consumo de energia.
Procure por aparelhos com estes selos:

                                           imagem do site http://worldinternet2009.wordpress.com/

A esquerda temos o selo Procel etiquetados em aparelhos que sejam eficientes e ao mesmo tempo pouco consumidores de energia; à direita temos a etiqueta do Porgrama brasileiro de etiquetagem, no qual o principal objetivo é informar a capacidade de consumo energético, se o produto recebe a letra A o consumo é menor e vai aumentando até chegar em G.

  2.  Não deixe ligados aparelhos que não estão em uso.

Por exemplo, porque ficar com a tv ligada se está usando o computador? Durante o dia, utilize a luz natural, abra bem as janelas. Outra coisa importante, é se está calor, por que usar o chuveiro quente? (Oi?)


Pessoal, o post foi curtinho, porque quero abrir espaço para as ideias de vocês, então, deixe nos comentários, o que fazem para evitar um consumo tão elevado de energia elétrica sem morrer de calor?

Só mais uma coisinha, dá um clique aqui e responda nossa pesquisa, prometo, será rápido.

9 comentários:

  1. Excelente post Ina.

    A preocupação com o gasto de energia é ainda maior quando a pessoa é quem paga a conta de Luz, aqui em casa meu marido quem faz as cobranças ele que paga... mas eu procuro economizar tbém! Hoje em dia a palavra conscientização é muito utilizada mas que deve ser posta em prática... vamos economizar, reciclar, conscientizar, informar, educar, etc... nosso mundo agradece.

    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, temos que pensar no futuro, não é? E no presente também rs'

      Excluir
  2. Amei o post, eu e minha mãe sempre olhamos os selos quando vamos comprar algum eletrodoméstico.
    De dia deixo o básico ligado ( já que fico só eu): o notebook e o ventilador bem na minha frente.
    Nunca aconteceu de acabar a energia aqui em casa, quer dizer acaba quando está chovendo muito. Mas só.

    Beijos sweetie
    Sarah - Oh! Amor-Fati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz muito bem em olhar, afinal, além de ser bom para o bolso ($) dá uma ajudinha para evitar esses blackouts, mas que bom que na sua casa não acontece, porque por aqui é +/- rs'

      Excluir
  3. ótimo post, com ótimas dicas!!
    Nesse calor realmente não tem motivo para deixar o chuveiro no quente, estou tomando banho no desligado para ver se da uma refrescada haha.
    Aqui em casa nunca faltou energia, mas na minha cidade sempre falta em vários locais :/
    beijoo

    http://gabrielabordin.blogspot.com.br
    BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza isso vai ajudar :)

      Excluir
  4. Nossa eu admito que fico o dia inteiro na frente do ventilador, e mesmo assim passo calor então essa dica realmente é valiosa porque depois a conta de luz pode dar um susto o.o hsuahsa'
    xoxo

    Imagine Belle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Porque é bom saber os motivos do aumento da conta e se tem como evitar, por que não? bju

      Excluir
  5. Ainda bem que quando cheguei aqui nesse teu post a onda de calor já se foi!! Mas foi duro aguentar viu??!! Moro no sul e amo inverno, então ar condicionado bombou por aqui! Quanto ao chuveiro ligado, eu odeio água fria!! haha Mas aqui em casa temos captação de energia solar, então no verão não há necessidade de gasto de energia para banhos!! uffaaa Mas sofremos muito com falta de água!! :(

    Bjão querida!! Ótimo post!!

    ResponderExcluir

- Comente sobre a publicação.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.
- É permitido deixar o link de seus blogs ou sites.
- Visitas a outros blogs serão feitas, quando possível, não insista.

Obrigada,volte sempre!

imagem-logo