Image Map

23 junho 2014

Comer bem: conhecendo a agricultura orgânica

Imagem: Eatzybitzy


We are back  (Estamos de volta)! Alguém sentiu saudades? Desculpas a parte, como podem ver e para aqueles que não conheciam o blog, nós estamos de cara nova, mas, ainda, somos os mesmos. Sintam-se à vontade para fuçar o blog in-te-i-ri-nho. Aos poucos irei mostrar todas as novidades, não se preocupem.

Hoje, vamos falar de coisa boa? Coisa que eu, você, todos nós fazemos: comer. Inaugurando nossa tag saúde, vamos falar sobre agricultura orgânica. De fato, pouquíssimas pessoas sabem o que é um alimento orgânico, pode até ter ouvido, mas... Sabe pouco ou nada. 

Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. [...] Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.                                                           -Ministério da Agricultura

Infelizmente, sabemos que produtos orgânicos são mais caros e o motivo é porque seu processo envolve uma série de processos não só envolvendo a produção do alimento em si. Porém estão aliadas ainda práticas de preservação ambiental e na qualidade de vida daqueles que a produzem. Ou seja, para ser considerado orgânico NÃO basta apenas estar livre de agrotóxicos.

Dentro desse assunto fiz algumas pesquisas e descobri uma matéria do globo rural (programas como esses deviam passar no horário nobre u.u) que fala sobre o CSA, uma sigla inglesa, que em sua tradução seria “parceria entre produtor e consumidor”. O CSA consiste no seguinte, o produtor agrário recebe uma mensalidade entre R$73 e R$130 dos consumidores, que se comprometem em estar dentro do programa por um mínimo de 6 meses, recebem produtos totalmente orgânicos.

A iniciativa, provinda de solo alemão, beneficia os dois lados, o produtor que terá uma renda certa e o consumidor que terá produtos saudáveis e de qualidade. Aqueles que compram os legumes e verduras do CSA, embora nunca saibam o que irão receber, pois depende do que foi produzidos no período, conseguem, ainda, através desse programa pagar cerca de metade dos preços que estão no mercado de produtos orgânicos. Vai dizer que não vale a pena?


Por enquanto, aqui no Brasil isto só está acontecendo no interior de São Paulo e Minas Gerais, mas espero que essa ideia se espalhe por aí e chegue logo a todo o território.

E o que você acham sobre produtos orgânicos? Consomem, sim /não? Não esqueça de comentar.

Selo de produto orgânico


3 comentários:

  1. Poxa, que bom que está acontecendo em algum lugar daqui então! Interior é vida <3
    Sinceramente, acho difícil a moda pegar, mas além da causa ser boa, o valor é equiparável a qualidade. E todo mundo compra aquela marca que é mais barata e "quase igual ao original", inclusive eu. Acho que requer muito mais que a causa, requer toda uma educação sobre o assunto para que ele funcione bem por aqui.
    Não sei se me fiz entender, ):
    De toda forma, seu layout ficou incrível (!!!!!!!!!!) e está de parabéns!
    http://josyarruda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, que felicidade te-la por aqui novamente \o/ Também concordo quando disse que a questão do consumo por alimentos orgânicos tem mais relação com a educação, ou seja, nosso conhecimento sobre ele, Se, todos soubessem o quanto melhor ele é mais pessoas consumiriam e dessa forma a oferta por ser maior seus produtos ficariam mais baratos, sabia?

      Fico feliz tbm que tenha gostado do lay :)

      Excluir
  2. Primeiramente, fico feliz que o blog está de volta. Hoje em dia as pessoas estão muito mais ligadas as comidas rápidas e baratas. É bom saber de uma iniciativa desta, não sei se vira moda, mais torço que sim. Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir

- Comente sobre a publicação.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.
- É permitido deixar o link de seus blogs ou sites.
- Visitas a outros blogs serão feitas, quando possível, não insista.

Obrigada,volte sempre!

imagem-logo